Entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024, teve lugar a quarta mobilidade no âmbito do projeto Erasmus “Digi-Able: Digital Accessibility for Special Education Needs Students”. Esta mobilidade, realizada em Çorum, na Turquia, contou com a participação de uma docente de educação especial, uma terapeuta ocupacional e três alunas do 12.º C do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho.
A mobilidade iniciou com a visita à entidade parceira a Çorum Science High School. Na chegada à escola, todos os participantes foram recebidos pelo diretor e pelos alunos ao som de uma música tradicional turca à qual se seguiram várias outras atuações do grupo musical da escola. Posteriormente foi feita uma visita guiada às instalações escolares, tendo o dia culminado com um jantar de convívio, repleto de momentos divertidos, incluindo danças tradicionais turcas.
No segundo dia, ocorreu uma excursão à magnífica cidade de Capadócia. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o artesanato local. Este passeio permitiu aos parceiros conhecer a história, os costumes, bem como a cultura turca.
No terceiro dia da mobilidade, foram desenvolvidas atividades tradicionais no complexo Çorum Obası. Os participantes puderam experimentar jogos tradicionais, bem como a arte de pintura marmoreada e de arquearia. Já de regresso à escola, em Çorum, os alunos dinamizaram um workshop sobre uma ferramenta digital utilizada nas aulas de línguas estrangeiras. Ao final da tarde, decorreu uma visita a Çorum Bilsem, uma escola cooperante da equipa Turca. Esta instituição acolhe alunos dotados nas áreas de ciências, artes e música. Esta visita possibilitou conhecer projetos inovadores, na área da robótica, desenvolvidos pelos alunos.
Ao quarto dia os participantes foram conhecer a pitoresca cidade de Amásia, visitando uma mesquita, museus e outros locais históricos. Ao fim do dia, um grupo de alunos organizou e dinamizou a “Noite de Henna”, uma tradição Turca. Este evento proporcionou momentos únicos entre todos os participantes, criando uma oportunidade de conhecer os costumes e gastronomia locais, associados à celebração que antecede um casamento turco.
No último dia visitaram-se duas instituições de apoio a alunos com Necessidades Educativas especiais: a Çorum Özel Eğitim ve Rehabilitasyon Merkezi e a Zübeyde Hanım Özel Eğitim Uygulama Okulu. Ao início da tarde, decorreu ainda a cerimónia de entrega dos diplomas de participação no Directorate of National Education.
Esta mobilidade Erasmus possibilitou uma experiência única tanto do ponto de vista académico quanto cultural. A combinação de ensino de alta qualidade e a cultura do país encantaram todos os participantes, que avaliaram a experiência como excelente, destacando os novos conhecimentos adquiridos.
A Coordenadora do Projeto
Andreia Rocha
Entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024, teve lugar a terceira mobilidade no âmbito do projeto Erasmus “Digi-Able: Digital Accessibility for Special Education Needs Students”. Esta mobilidade, realizada em Espanha, nas cidades de Granada e Órgiva, contou com a participação da Coordenadora do Projeto, do Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho e de três alunos do 12.º A.
No primeiro dia da mobilidade, em Órgiva, os parceiros espanhóis receberam os participantes na escola “Instituto Educación Secundaria La Alpujarra”. Os alunos espanhóis deram as boas-vindas aos convidados com um concerto de música tradicional, seguido de uma visita guiada pela escola e pela cidade de Órgiva. A receção culminou num almoço de grupo na escola, onde foi servida uma autêntica paella.
No segundo dia, organizou-se uma excursão à magnífica cidade de Granada. Os convidados fizeram uma visita guiada à Alhambra, explorando os jardins e palácios, e os alunos participaram numa gincana em Albaicín. Este passeio permitiu aos parceiros conhecer a história, os costumes e a cultura desta cidade de herança mourisca.
No terceiro dia, de regresso à escola em Órgiva, foram realizados vários workshops: Teatro, onde alunos e professores recriaram famosas pinturas históricas; Aula Hogar, com uma atividade de culinária; Games Workshop, que incluiu competições em equipa; Eating Contest, em que os alunos proporcionaram uma experiência gastronómica; e Flamenco Fitness, uma animada aula de flamenco em grupo. Além disso, visitaram a Biblioteca de D. Quixote, localizada no centro da cidade.
No quarto dia, os participantes foram levados a visitar as três pitorescas vilas brancas de Alpujarra, situadas na Sierra Nevada, ao longo da garganta do Rio Poqueira: Pampaneira, Capileira e Soportújar. Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer o artesanato local e de participar num workshop de tapeçaria em tear. Ao final do dia, já de regresso a Órgiva, os parceiros assistiram a um workshop de Dança Aérea, organizado na escola.
No quinto e último dia, realizou-se um workshop de programação em robótica e uma sessão de realidade virtual com óculos 3D. A cerimónia de entrega dos diplomas de participação decorreu na Câmara Municipal de Órgiva, onde foram recebidos pelo Presidente, que ofereceu uma visita guiada ao edifício histórico, culminando com uma subida à torre para desfrutar de uma vista panorâmica de 360º sobre a cidade. De volta à escola, os parceiros foram brindados com um concerto de despedida, que contou com a participação de professores e alunos do IES La Alpujarra, seguido de um almoço de convívio.
Os participantes avaliaram a experiência de forma muito positiva, destacando os novos conhecimentos adquiridos em robótica e realidade 3D, que serão aplicados como ferramentas digitais de apoio à educação inclusiva e disseminados nas respetivas escolas.
A Coordenadora do Projeto
Andreia Rocha
Entre os dias 12 e 18 do mês de maio de 2024, decorreu a segunda mobilidade no âmbito do projeto Erasmus “Digi-Able: Digital Accessibility for Special Education Needs Students”. Desta vez, a Coordenadora do Projeto e o Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, juntamente com 3 alunos do 10ºB, deslocaram-se até à Macedónia do Norte.
No primeiro dia da mobilidade a Skopje, os parceiros da Macedónia proporcionaram uma receção no Centro de Recursos Dr. Zlatan Sremec. Os alunos presentearam os convidados com danças, músicas e trajes tradicionais, após as quais se seguiu uma visita à instituição de ensino.
O segundo dia foi dividido em dois momentos: um de partilha das ferramentas digitais utilizadas junto de alunos com dificuldades de aprendizagem e outro cultural, no qual foi feita uma visita guiada à linda cidade de Skopje. Os parceiros ficaram a conhecer a escola de música e dança, onde assistiram e experimentaram danças folk tradicionais, bem como a história da cidade, os hábitos e cultura locais.
Ao terceiro dia foram conhecer a maravilhosa cidade e lago de Ohride, cuja fronteira é partilhada com a Albânia.
Os restantes dias foram dedicados à partilha de informações sobre diferentes metodologias de ensino, visita do centro de recursos de tecnologias da informação e computação para a inclusão e apresentação de ferramentas relacionadas com a Inteligência Artificial.
Durante toda a semana houve ainda lugar para almoços e jantares partilhados entre alunos e profissionais de diferentes nacionalidades.
O feedback dos participantes foi muito positivo, terminando a semana de mobilidade com a definição de estratégias e ferramentas digitais no âmbito da educação inclusiva, a implementar e disseminar nas escolas.
A Coordenadora do Projeto
Andreia Rocha
No decurso da semana de 18 a 22 de março de 2024, o Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho promoveu um conjunto de atividades no âmbito da 2ª mobilidade do Projeto Erasmus+ KA210 – Sch, “Digi-Able”, que decorreu em Portugal.
Neste projeto, que surge de uma parceria entre Portugal, Turquia, Espanha e Macedónia, estiveram em mobilidade 3 representantes das escolas de cada país. O principal objetivo foi promover a troca de saberes e experiências no âmbito da utilização das ferramentas digitais que promovem o desenvolvimento de competências e a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem.
Com esse intuito a equipa Erasmus de Portugal, composta por 5 elementos representados pela coordenadora portuguesa do projeto, a Fisioterapeuta Andreia Rocha, programou uma semana muito especial, para os seus convidados.
Os parceiros do projeto foram recebidos com uma fantástica atuação de dança e canto, proporcionadas pelo Grupo Etnográfico da Escola Preparatória de Rio Tinto e pelos alunos do 1º Ciclo (3º e 4º anos) da EB de Pedras Rubras e do 2º Ciclo da EBS Dr. Vieira de Carvalho.
No decurso da semana, aprenderam a utilizar ferramentas digitais, tais como o Wordwall, Kahoot, Araword, Pictoselector, Arasaac e equipamentos de comunicação como o GoTalk e BigMac. Participaram ainda num “Escape Room” criado com o software Genial.ly, para o qual tiveram a colaboração de 9 alunos do 10º, 11º e 12º anos e assistiram a uma história sensorial realizada na sala de snoezelen.
Foram ainda preparados momentos culturais de visita à cidade do Porto, durante os quais os participantes realizaram um tour de Tuktuk pelo centro da cidade, visitaram o museu World of Discoverires conhecendo um pouco da história de Portugal, passearam junto ao Rio Douro, nas Margens do Porto e de Vila Nova de Gaia e fizeram uma visita de comboio à cidade de Aveiro, passeando de barco Moliceiro e visitando a Praia da Costa Nova.
No último dia, foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, pelo Dr. Paulo Gonçalves, Acessor da Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Ciência e Ação Social Dra. Emília Santos, e sua equipa do departamento da Educação e Turismo, que, em conjunto com o Diretor do Agrupamento e Coordenadora Portuguesa do Projeto Erasmus, distribuiu os Certificados de frequência.
O feedback recebido pelos participantes não poderia ser melhor, terminando a semana de mobilidade com novos conhecimentos sobre estratégias e ferramentas digitais a implementar e a disseminar nas suas escolas de origem.
A Coordenadora do Projeto
Andreia Rocha
O Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho iniciou a participação em mais um Projeto Erasmus+ KA210 – Sch, no passado mês de setembro de 2023 com duração de 18 meses e término em março de 2025, intitulado “Digi-Able: Digital Accessibility for Special Education Needs Students”.
O projeto tem como temática a Inovação digital para estudantes com dificuldades de aprendizagem. O objetivo deste projeto é ajudar a formar cidadãos europeus mais ativos, quer no ambiente académico quer na sociedade. Pretende-se promover um contexto educativo mais inclusivo, no qual todos os alunos possam respeitar a diferença e promover a equidade. Através desta iniciativa promovem-se os ideais da União Europeia: a inclusão e os direitos humanos.
Neste projeto, desenvolvido em parceria entre Portugal, Espanha (país coordenador do projeto), Turquia e Macedónia do Norte, estão previstas quatro mobilidades, tendo decorrido a primeira entre o dia 5 e 9 de fevereiro de 2024. Nesta mobilidade, deslocaram-se 2 representantes de cada instituição de ensino dos quatro países envolvidos.
No primeiro dia da mobilidade a Espanha, os coordenadores de projeto proporcionaram uma visita guiada por Granada e Alhambra, o que permitiu aos visitantes adquirirem conhecimentos sobre a história e lendas locais. No segundo dia foram conhecer a Escola Espanhola IES Alpujarra, em Órjiva. As representantes do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, fizeram uma apresentação das suas escolas, cidade e país. Os convidados foram recebidos pelo Diretor, conheceram as instalações e partilharam um almoço convívio com os docentes e outros profissionais da escola. No terceiro dia foram visitar o Centro de Investigacíon Mente, Cerebro y Comportamiento.
O feedback dos participantes foi muito positivo, terminando a semana de mobilidade com a definição de estratégias e ferramentas digitais a implementar e disseminar nas restantes escolas.
A Coordenadora do Projeto
Andreia Rocha
© 2025 Todos os direitos reservados | Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho