Os alunos do clube Ciência Viva celebraram o Dia de Valentim, 14/2, distribuindo afetos pela escola - ofereceram sabonetes caseiros de glicerina vegan, que eles produziram laboratorialmente nas sessões semanais (controlando os reagentes, o tempo de aquecimento, pontos de fusão e de solidificação).
Acompanhados pelo violino, levaram alegria aos colegas do Centro de Apoio à Aprendizagem.
Os alunos do 11ºA (e alguns do 11ºB), em 15 de fevereiro, realizaram uma visita de estudo às instalações do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) – Departamento de Engenharia Química, para assistirem a uma palestra sobre Biorrecursos e realizarem vários workshops nos laboratórios. Foram acompanhados pelas docentes de Física e Química A (Manuela Mendes e Isabel Pereira) e de Biologia e Geologia (Eduarda de Jesus).
Viveram um dia de um verdadeiro engenheiro químico em investigação laboratorial!
No final tiveram direito a um diploma de participação.
A convite do Departamento de Engenharia Química, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) os alunos do 11ºA e alguns do 11ºB irão participar (15 de fevereiro) na 4ª edição de "A Vida de um Engenheiro Químico e o Mundo dos Biorrecursos" , que consiste na realização de um conjunto de experiências laboratoriais, com a participação ativa de alunos do ensino secundário, da área de Ciências e Tecnologias.
Cartaz: clique aqui
Esta parceria com uma entidade do ensino superior é uma mais-valia na formação científica dos nossos alunos, permitindo aprofundarem conhecimentos sobre:
O que confere a cor ao tomate e à cenoura?
Queres estar na moda?
Vem aprender a tingir a tua roupa. E o que fazes aos resíduos?
Quem te dá mais asas: chá, café ou Red Bull?
Como se pode obter óleo alimentar a partir de sementes?
Extração do ácido cítrico do limão
A coordenadora do CCVnE
T16. Águas/ microbiologia
Mª Manuela Castanheira Mendes
Sensíveis ao ambiente e à proteção dos animais, os alunos do clube abraçam desafios de sensibilização da comunidade para o consumo sustentável e a proteção da natureza.
Com criatividade e técnicas laboratoriais, os alunos (6º e 8ºanos) aprenderam a produzir sabonetes caseiros de glicerina - vegan e amigos do ambiente (o produto vegan não têm matéria-prima animal nem é testado em animais).
Numa escola inclusiva, os alunos do clube irão fazer uma visita aos colegas do Centro de Apoio à Aprendizagem, fazendo uma palestra de sensibilização ao tema que termina com uma oferta de sabonetes, comemorando-se o Dia de S. Valentim (14 de fevereiro).
A coordenadora do CCVnE
Mª Manuela Castanheira Mendes
Apelando à criatividade, sentido de estética e aos conhecimentos de Química, os alunos do 8ºano construíram modelos moleculares para enfeitarem a árvore de Natal química.
Dando vida ao material de vidro do laboratório, constrói-se um presépio diferente: nas tinas flutuam margaridas, balões volumétricos ganham olhos e o erlenmeyer veste-se a rigor…
Estes trabalhos estiveram expostos junto da biblioteca.
Os alunos "vestem a pele dos astrónomos” e interpretam as potencialidades da placa SDSS 10745 que esteve acoplada ao telescópio no Novo México (EUA).
No âmbito da parceria com o Centro de Astrofísica do Porto (com os cientistas Ilídio Costa e José Dantas) a coordenadora do clube conseguiu trazer para a escola esta placa (1 metro de diâmetro) para utilização em contexto de sala de aula. Os alunos do ensino secundário são desafiados a mobilizar conhecimentos no âmbito Corrente elétrica, Espetros de emissão e Aplicação de ondas eletromagnéticas no conhecimento do universo.
No sarau “Café com Ciência” os alunos do 11ºano fizeram uma apresentação da placa à comunidade (vídeo da APEEVCarvalho)
Como funciona?
Os dados recolhidos permitiram mapear os astros do céu. A placa recolheu um enorme conjunto de dados / imagens enquanto esteve ligada ao telescópio, através de espectrógrafos alimentados por fibras óticas de coleta espectros. Estes dados estão arquivados em base de dados com o código da placa, http://skyserver.sdss.org . Após substituídas por métodos mais sofisticados, os centros de investigação cederam-nas às escolas para elevarem a literacia dos seus alunos, no domínio da Astronomia.
A coordenadora do CCVnE
Mª Manuela Castanheira Mendes
Apelando à criatividade, sentido de estética e aos conhecimentos de Química, os alunos do 8ºano construíram modelos moleculares para enfeitarem a árvore de Natal química.
Dando vida ao material de vidro do laboratório, constrói-se um presépio diferente: nas tinas flutuam margaridas, balões volumétricos ganham olhos e o erlenmeyer veste-se a rigor…
Estes trabalhos estiveram expostos junto da biblioteca.
A coordenadora do CCVnE
Mª Manuela Castanheira Mendes
E porque se pode aprender em qualquer lugar, o laboratório de química transformou-se num atelier digno de um “MasterChef“ onde os alunos abraçaram a missão de confecionarem uma Tabela Periódica comestível.
Mobilizando conhecimentos (química e matemática) e competências (sobre técnicas laboratoriais, medição em química, pontos de fusão, misturas homogéneas e heterogéneas, movimentos e forças, proporcionalidade direta) os alunos do 10ºA, confecionaram a tabela periódica (TP) de elementos químicos comestível - 118 esferas de chocolate, revestidas de diferentes cores, correspondente aos diferentes grupos, períodos e blocos da TP.
Todo o processo respeitou as regras de segurança e higiene na confeção de alimentos. A tabela periódica foi apresentada no Sarau “Café com Ciência”, dia 24 de novembro, comemorando-se o Dia Internacional da Cultura Científica.
A decoração da TP (suporte e etiquetas) contou com a ajuda de outros alunos embaixadores do Clube (8ºano).
A coordenadora do CCVnE
Mª Manuela Castanheira Mendes
O Clube Ciência Viva “Saber+Ciência” foi formalmente apresentado à comunidade, com o sarau “Café com Ciência”, no dia 24 de novembro (Dia Nacional da Cultura Científica). Os alunos “Embaixadores” do clube (10ºA e 11ºA) foram responsáveis pelo serviço de “Coffee Break”, pela dinamização/explicitação das bancadas de mostra experimental (sob orientação das docentes), pela palestra sobre António Gedeão e canto/música de dois dos seus poemas “Pedra Filosofal” e “Lágrima de Preta”. O evento contou com a brilhante prestação de alunos - no canto e nas guitarras (alunos alumni já universitários) e no violino (aluna do 10ºA). A Associação de Pais (parceira do Clube CVnE) realizou a cobertura do evento elaborando um vídeo:
O sucesso da atividade deveu-se ao rigor/empenho/dedicação de todos os envolvidos. Tal como foi referido na palestra “Este tipo de evento não se faz sozinho... é preciso uma grande equipa” … Uma equipa fantástica de alunos, docentes, assistentes operacionais e encarregados de educação.
A coordenadora do CCVnE
Mª Manuela Castanheira Mendes
O Clube CVnE da nossa escola esteve representado, com o seu póster digital e a sua coordenadora, no Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola que reuniu mais de 600 professores no Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, esta sexta -feira, 14 de outubro.
Contou com a presença do ministro da Educação e da ministra da Ciência e Tecnologia, para além do ilustre cientista Alexandre Quintanilha.
O encontro teve ainda uma "Mostra de Ciência e Tecnologia", que deu a conhecer o trabalho de instituições científicas, empresas com I&D, museus e centros de ciência e criou oportunidades de parcerias com os Clubes, em áreas como a saúde, a sustentabilidade, a economia circular e a biodiversidade, mostrando como podem ser uma mais-valia para o desenvolvimento de projetos nas escolas.
A coordenadora do Clube Ciência Viva irá representar a escola no Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva, em Lisboa,dia 14 de outubro de 2022, onde estará presente o Ministro da Educação.
Irá divulgar os trabalhos desenvolvidos através de um painel digital.
https://padlet.com/mariamendes4/saber_ciencia_CCVnE
SABER+CIÊNCIA - Clube Ciência Viva na Escola
Atividades desenvolvidas no Clube Ciência Viva na Escola, da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Financiado pela Rede Nacional de CCVnE / PRR. Plano 21-23. Implementação de 2022/2025
padlet.com
© 2023 Todos os direitos reservados | Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho