Erasmus

Ano letivo 2023/2024

Erasmus+ KA210-sch "Digi-Able"

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho iniciou a participação em mais um Projeto Erasmus+ KA210 – Sch, no passado mês de setembro de 2023 com duração de 18 meses e término em março de 2025, intitulado “Digi-Able: Digital Accessibility for Special Education Needs Students”.

 

O projeto tem como temática a Inovação digital para estudantes com dificuldades de aprendizagem. O objetivo deste projeto é ajudar a formar cidadãos europeus mais ativos, quer no ambiente académico quer na sociedade. Pretende-se promover um contexto educativo mais inclusivo, no qual todos os alunos possam respeitar a diferença e promover a equidade. Através desta iniciativa promovem-se os ideais da União Europeia: a inclusão e os direitos humanos.

 

Neste projeto, desenvolvido em parceria entre Portugal, Espanha (país coordenador do projeto), Turquia e Macedónia do Norte, estão previstas quatro mobilidades, tendo decorrido a primeira entre o dia 5 e 9 de fevereiro de 2024. Nesta mobilidade, deslocaram-se 2 representantes de cada instituição de ensino dos quatro países envolvidos.

 

No primeiro dia da mobilidade a Espanha, os coordenadores de projeto proporcionaram uma visita guiada por Granada e Alhambra, o que permitiu aos visitantes adquirirem conhecimentos sobre a história e lendas locais. No segundo dia foram conhecer a Escola Espanhola IES Alpujarra, em Órjiva. As representantes do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, fizeram uma apresentação das suas escolas, cidade e país. Os convidados foram recebidos pelo Diretor, conheceram as instalações e partilharam um almoço convívio com os docentes e outros profissionais da escola. No terceiro dia foram visitar o Centro de Investigacíon Mente, Cerebro y Comportamiento.

 

O feedback dos participantes foi muito positivo, terminando a semana de mobilidade com a definição de estratégias e ferramentas digitais a implementar e disseminar nas restantes escolas.

 



A Coordenadora do Projeto


Andreia Rocha

Erasmus+ KA210-sch "Digital Tools for Digital Natives"

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

 

NaEntre os dia 2 e 7 de outubro, realizou-se a terceira mobilidade da equipa do AE Dr. Vieira de Carvalho, no âmbito do Projeto Erasmus+ KA2 Digital Tools for Digital Natives, desta vez à cidade de Budapeste, na Hungria.

A mobilidade direcionada apenas a profissionais docentes e não docentes dos diferentes países parceiros (Portugal, Hungria, Letónia, Itália e Turquia), permitiu constatar as diferenças entre o sistema educativo Húngaro e o dos restantes países, bem como conhecer as instalações e equipamentos disponíveis à comunidade educativa de uma escola comercial, com alunos do 3. Ciclo e secundário. Houve oportunidade de realizar uma atividade Escape Room numa plataforma digital específica e fazer uma apresentação em power point, sobre turismo e produtos regionais Húngaros, contando para tal com a colaboração dos alunos da escola.

Por fim realizamos várias visitas, conhecendo os monumentos mais emblemáticos e um pouco da história e cultura da cidade.



A Coordenadora do Projeto


Andreia Rocha

Ano letivo 2022/2023

Erasmus+ KA210-sch "Digital Tools for Digital Natives"

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

 

Na passada semana de 1 a 5 de maio de 2023, o Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, localizado no município da Maia, promoveu um conjunto de atividades no decurso da mobilidade a Portugal, dos países intervenientes no Projeto Erasmus+ KA210 – Sch, “Digital Tools for Digital Natives”.

Os 18 participantes que visitaram o nosso País integraram as seguintes equipas:

 

  • Equipa da Letónia: 3 docentes e 2 alunos;
  • Equipa da Turquia: 4 docentes e 1 aluno;
  • Equipa da Hungria: 2 docentes e 2 alunos;
  • Equipa da Itália: 2 docentes e 2 alunos.

 

A pertinência do projeto, cujo principal objetivo é promover a troca de saberes e experiências no âmbito da utilização das ferramentas Digitais, entre países oriundos de diferentes culturas, mas com a mesma raiz Europeia, prende-se com a necessidade de acompanhar a evolução tecnológica e as necessidades atuais dos alunos, com vista a facilitar e melhorar a participação ativa dos mesmos e a qualidade do ensino nas escolas.

 

Com esse intuito a equipa Erasmus de Portugal, pertencente ao AE Dr. Vieira de Carvalho, composta por 6 elementos representados pela coordenadora portuguesa do projeto, a Fisioterapeuta Andreia Rocha, programou uma semana muito especial, para os seus convidados.

Os parceiros do projeto foram recebidos com uma emocionante atuação, na EBS Dr. Vieira de Carvalho, dos alunos do pré-escolar, 2º e 3º ciclos e secundário, que interpretaram a música “Imagine” cantando e expressando-se através da língua gestual portuguesa (https://www.youtube.com/watch?v=2e3ZPnABsYI).





























No decurso da semana, aprenderam a utilizar ferramentas digitais, tais como: Araword, GoTalk, BigMac, Tobii Dynabox Gaze Interaction Software e Wordwall, participaram num “Escape room” criado com o software Genial.ly, assistiram a atividades realizadas pelos alunos do pré-escolar no painel interativo e a uma aula Supertabi dos alunos do 3º ano da EB da Guarda, e exploraram a utilização de óculos de realidade virtual, aplicados a conteúdos da disciplina de Biologia do 12º ano.






































No último dia, foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, pela Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Ciência e Ação Social Dra. Emília Santos, e sua equipa do departamento da Educação e Turismo, que, em conjunto com o Diretor do Agrupamento e Coordenadora Portuguesa do Projeto Erasmus, distribuiu os Certificados de frequência.

O feedback recebido pelos participantes não poderia ser melhor, terminando a semana de mobilidade com novos conhecimentos sobre estratégias e ferramentas digitais a implementar e a disseminar nas suas escolas de origem.

A Coordenadora do Projeto


Andreia Rocha

Erasmus

Erasmus+ KA210-sch "Digital Tools for Digital Natives"

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho iniciou a participação em mais um Projeto Erasmus+ KA210 – Sch, no passado dia 1 de setembro de 2022 e cujo término decorrerá em 2024, sendo desenvolvido no decurso de 2 anos letivos. Intitulado “Digital Tools for Digital Natives”, a importância do projeto prende-se com a necessidade de desenvolvimento de novas ferramentas digitais, bem como o aprimoramento do uso das já existentes, de acordo com os interesses dos alunos, com vista a facilitar e melhorar a participação ativa dos mesmos e a qualidade do ensino.

Neste projeto, desenvolvido em parceria com a Letónia, Turquia, Itália e Hungria, estão previstas quatro mobilidades pelos países parceiros, tendo decorrido a primeira à Letónia, entre o passado dia 7 e 12 de novembro. O AE Dr. Vieira de Carvalho fez-se representar pelo Diretor do Agrupamento Miguel Madureira e pela coordenadora do projeto a Fisioterapeuta Andreia Rocha. Durante esta mobilidade, o foco recaiu sobre ferramentas digitais para aprendizagem na área da matemática, ciências, educação especial, Microsoft365, Microsoft Teams e outros recursos STEM.

Na mobilidade à Letónia, os representantes dos países Letónia, Turquia e Portugal, fizeram uma apresentação das suas escolas, cidade e país. Os convidados Portugueses e Turcos foram recebidos pelo grupo de dança da 25ª Escola Secundária de Riga, denominado "Pasaciņa", que preparou danças folclóricas de todas as nações dos estados-membros do projeto.

Foi efetuada uma visita à empresa SIA TET, de serviços de tecnologia e entretenimento de Riga, na qual decorreu um momento de partilha de conhecimentos e experiências relativas às ferramentas digitais usadas. Realizou-se ainda uma visita ao “Ginásio Estatal de Sigulda”, uma escola pública recentemente requalificada, com instalações modernas e tecnologias de ponta. Foi também realizada uma visita ao “Riga Educational and Informational Methodical Center”, que corresponde ao centro de formação dos docentes da cidade de Riga, bem como ao centro juvenil de Riga KAņIERIS, que é um espaço de oportunidades para os jovens, onde os mesmos podem adquirir conhecimentos e novas habilidades, mantendo diariamente um ambiente inclusivo, favorável e cooperativo.


Os convidados Portugueses e Turcos realizaram ainda visitas culturais pelo centro de Riga, Sigulda, pela Reserva do Museu Turaida, Colina Dainu, torre Turaida, caverna Gutmani, Novo Castelo de Sigulda e colina Paraíso. As visitas à cidade velha de Riga foram conduzidas pelos alunos do ensino secundário e à Reserva Museu de Turaida por uma guia turística, o que permitiu aos visitantes adquirirem conhecimentos sobre a história e lendas locais.

A Coordenadora do Projeto


Andreia Rocha

Let me consult to my friend

 

Terminou em Outubro de 2022 o Projeto Erasmus KA229 "Let me consult to my friend" subordinado à temática de mentoria de pares. Durante dois anos 20 alunos puderam realizar mobilidade a escolas da Polónia, Letónia, Itália e Turquia onde foram tratados temas como a mentoria de pares, o abandono escolar precoce, a mediação de pares e a utilização das tecnologias. Entre os dias 10 e 14 de outubro a EBS Vieira de Carvalho concluiu o projeto, contando com a colaboração de 36 alunos do 12.º ano que dinamizaram atividades no âmbito da prevenção da violência em contexto escolar.

 


As Coordenadoras do Projeto:

Ida e Áurea