Erasmus

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

Erasmus

Ano letivo 2022/2023

Erasmus+ KA210-sch "Digital Tools for Digital Natives"

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho iniciou a participação em mais um Projeto Erasmus+ KA210 – Sch, no passado dia 1 de setembro de 2022 e cujo término decorrerá em 2024, sendo desenvolvido no decurso de 2 anos letivos. Intitulado “Digital Tools for Digital Natives”, a importância do projeto prende-se com a necessidade de desenvolvimento de novas ferramentas digitais, bem como o aprimoramento do uso das já existentes, de acordo com os interesses dos alunos, com vista a facilitar e melhorar a participação ativa dos mesmos e a qualidade do ensino.

Neste projeto, desenvolvido em parceria com a Letónia, Turquia, Itália e Hungria, estão previstas quatro mobilidades pelos países parceiros, tendo decorrido a primeira à Letónia, entre o passado dia 7 e 12 de novembro. O AE Dr. Vieira de Carvalho fez-se representar pelo Diretor do Agrupamento Miguel Madureira e pela coordenadora do projeto a Fisioterapeuta Andreia Rocha. Durante esta mobilidade, o foco recaiu sobre ferramentas digitais para aprendizagem na área da matemática, ciências, educação especial, Microsoft365, Microsoft Teams e outros recursos STEM.

Na mobilidade à Letónia, os representantes dos países Letónia, Turquia e Portugal, fizeram uma apresentação das suas escolas, cidade e país. Os convidados Portugueses e Turcos foram recebidos pelo grupo de dança da 25ª Escola Secundária de Riga, denominado "Pasaciņa", que preparou danças folclóricas de todas as nações dos estados-membros do projeto.

Foi efetuada uma visita à empresa SIA TET, de serviços de tecnologia e entretenimento de Riga, na qual decorreu um momento de partilha de conhecimentos e experiências relativas às ferramentas digitais usadas. Realizou-se ainda uma visita ao “Ginásio Estatal de Sigulda”, uma escola pública recentemente requalificada, com instalações modernas e tecnologias de ponta. Foi também realizada uma visita ao “Riga Educational and Informational Methodical Center”, que corresponde ao centro de formação dos docentes da cidade de Riga, bem como ao centro juvenil de Riga KAņIERIS, que é um espaço de oportunidades para os jovens, onde os mesmos podem adquirir conhecimentos e novas habilidades, mantendo diariamente um ambiente inclusivo, favorável e cooperativo.


Os convidados Portugueses e Turcos realizaram ainda visitas culturais pelo centro de Riga, Sigulda, pela Reserva do Museu Turaida, Colina Dainu, torre Turaida, caverna Gutmani, Novo Castelo de Sigulda e colina Paraíso. As visitas à cidade velha de Riga foram conduzidas pelos alunos do ensino secundário e à Reserva Museu de Turaida por uma guia turística, o que permitiu aos visitantes adquirirem conhecimentos sobre a história e lendas locais.

A Coordenadora do Projeto


Andreia Rocha

Let me consult to my friend

 

Terminou em Outubro de 2022 o Projeto Erasmus KA229 "Let me consult to my friend" subordinado à temática de mentoria de pares. Durante dois anos 20 alunos puderam realizar mobilidade a escolas da Polónia, Letónia, Itália e Turquia onde foram tratados temas como a mentoria de pares, o abandono escolar precoce, a mediação de pares e a utilização das tecnologias. Entre os dias 10 e 14 de outubro a EBS Vieira de Carvalho concluiu o projeto, contando com a colaboração de 36 alunos do 12.º ano que dinamizaram atividades no âmbito da prevenção da violência em contexto escolar.

 


As Coordenadoras do Projeto:

Ida e Áurea