Serviço de Psicologia e Orientação

agrupamento escolas

Dr.Vieira de Carvalho

Serviço de Psicologia e Orientação

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo que desenvolve a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e que atua em estreita articulação com os outros serviços de apoio. 

Âmbito de intervenção: 


  1. Acompanhamento psicopedagógico: avaliar e intervir em problemáticas do domínio cognitivo, emocional, social e comportamental com impacto na aprendizagem numa perspectiva sistémica. 
  2. Apoio ao desenvolvimento de relações da comunidade educativa: estudar, planear e implementar medidas que visem a melhoria do sistema educativo. 
  3. Orientação vocacional e desenvolvimento da carreira: dinamizar ações de exploração vocacional significativas, individualmente ou em grupo, que promovam o autoconhecimento. 

Funcionamento: 


  1. Quando um professor identifica um aluno e entende que este deve beneficiar de acompanhamento psicológico individual, deve proceder ao seu encaminhamento para o SPO. 
  2. O encarregado de educação e/ou o aluno podem igualmente solicitar a intervenção do SPO, sendo este serviço o responsável pela obtenção do consentimento informado e informação posterior do docente Titular de Turma/Diretor de Turma.  
  3. Todas as intervenções seguem as normas e princípios do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

Horário de funcionamento: 



2.ª a 6.ª feira: 8:30h-12:30h / 13:30h-16:30h 


Psicóloga:

Áurea Santos