Atividades

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

ATIVIDADES | 2018-19

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial da Ciência na EB1/JI da Guarda

 

A EB1/JI da Guarda, no dia 23 de novembro comemorou o Dia Mundial das Ciências, numa perspetiva de fomentar o gosto pelas ciências, desenvolver o trabalho colaborativo e a compreensão de conceitos, procurando impulsionar a experimentação e observação de fenómenos do quotidiano.

Foram realizadas diferentes experiências dinamizadas por Encarregadas de Educação que se disponibilizaram para a participação/colaboração na realização desta atividade presente no PAA. Os alunos tiveram uma manhã onde brincando com a ciência também aprenderam, o envolvimento, interesse, curiosidade e nível de participação de todos tornaram esta atividade inesquecível.

 

 

 

 

Dia Mundial das Ciências na EB/JI do Lidador

 

Comemorou-se no dia 23 de novembro o Dia Mundial das Ciências Experimentais na Escola EB1/JI do lidador com a realização de várias experiências preparadas pelo corpo docente da escola.

Ao longo do dia, os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo tiveram a oportunidade de participar em atividades experimentais, permitindo promover o ensino científico.

Realçam-se os seguintes aspetos positivos: a motivação e o empenho dos alunos para esta atividade; a valorização e treino da prática cientifica correta; a promoção do ensino experimental das ciências e o conhecimento/ manuseamento correto dos materiais.

 

 

 

 

 

 

Corta Mato Escolar

 

 

 

O Corta-Mato Escolar 2018/19 no Agrupamento de Escolas Dr. Viera de Carvalho foi um sucesso. Apesar do dia chuvoso, que decorreu no passado dia 20 de novembro onde participaram cerca de duzentos alunos da escola, quer como atletas quer como juízes, em articulação com os professores de Educação Física. Além do objetivo de envolver o maior número de alunos na prática do exercício físico, outro dos objetivos desta prova é a seleção dos atletas que irão representar o nosso Agrupamento no Corta-Mato Distrital, que se realizará no Parque da Cidade do Porto, no dia um de fevereiro de 2019. Honraram-nos com a sua presença, colaborando ativamente connosco, os Bombeiros de Moreira da Maia e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBS Dr. Vieira de Carvalho que mais uma vez patrocinou as medalhas aos três primeiros classificados e os lanches a todos atletas. O grupo de Educação Física agradece a colaboração do Sr. Abel, na elaboração dos dorsais utilizados na prova.

A entrega das medalhas efetuou-se no final do evento, contando com a presença dos elementos referidos anteriormente e da Direção da Escola.

 

 

 

 

Thanksgiving na EB1/JI do Lidador

 

O Thanksgiving é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Na EB1/JI do Lidador e no âmbito da disciplina de Inglês, o dia 22 de novembro foi comemorado com grande entusiasmo por parte dos alunos que não só engrandeceram os seus conhecimentos ouvindo as professoras Susana Meneses e Manuela Marques contarem como surgiu este feriado, como puderam partilhar os motivos que os fazem felizes e registá-los nas asas do mais tradicional animal da época, o perú. Apelar aos valores humanos, não materiais, à partilha, e à gratidão, ao respeito, ao diálogo e à amizade, incluindo a língua inglesa com palavras fornecidas pelos discentes, pareceu-nos o motivo ideal para incluir esta festividade no nosso plano anual de atividades e consequentemente comemorá-la. O resultado final foi surpreendente. A entrega, o entusiasmo, e a motivação prevaleceram.

Ora vejam!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, no ano letivo 2017/18, obteve a classificação de Escola Qualificada, no âmbito do programa Escolas Solidárias.

 

O projeto Educação para a saúde, apresentou ao programa Escolas Solidárias, os vários projetos desenvolvidos na nossa Escola ao longo do ano letivo 2017/18, que abraçaram de uma forma direta ou indireta as áreas temáticas: Solidariedade; Fome e Pobreza; Sustentabilidade Ambiental; Saúde e Conviver com a diferença, pretendendo assim: promover a solidariedade; a partilha, a preservação do ambiente e promover a igualdade. Este programa é da Fundação EDP, sendo um parceiro externo. É um programa que promove a cidadania ativa e solidária, assente na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. Algumas das atividades propostas foram: Recolha Solidária de leite; Mesas de Natal; Cabaz solidário; Projeto Eco-escolas; Projeto Make a Wish; Campanha "Papel por Alimento"; aplicação do programa PRESSE; formação dos Assistentes Operacionais em Suporte Básico de Vida e PRESSE; Objeto Técnico – Robótica, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. O projeto Educação para a Saúde, deixa aqui um agradecimento e reconhecimento a todos que contribuíram para a obtenção deste certificado.

 

 

 

Onda Rosa

 

No dia 30 de outubro, a Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, coloriu-se de rosa, no âmbito da comemoração do Dia Nacional Contra o Cancro da Mama. Esta atividade foi dinamizada pelo Projeto Educação para a Saúde, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Apesar de ser o primeiro ano, que a EBS Dr. Vieira de Carvalho abraçou esta iniciativa, foi notória a colaboração do pessoal docente, não docente e alunos. Um obrigada a todos que fizeram com que este dia se tornasse mais colorido. Deixo também um agradecimento especial às docentes Neli Maciel e Anabela Teixeira pela preciosa colaboração que deram com os seus alunos. Obrigada a todos!

 

 

 

 

 

CAMPANHA SOLIDÁRIA DE RECOLHA DE LEITE

 

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de outubro, o projeto Educação para a Saúde em parceria com o grupo das Ciências Naturais da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, promoveu uma campanha solidária de recolha de leite, na qual foram angariados 153 litros. Esta campanha teve como destinatário a Instituição Causa da Criança.

Deixamos um agradecimento a todos, que direta ou indiretamente, tornaram possível esta nossa iniciativa.

 

 

 

 

Dia Mundial da Alimentação

 

O Tema Alimentação foi explorado, de forma transversal e articulada, quer em contexto de grupo/turma, quer ao nível da escola, envolvendo todas as crianças. Assim, este ano letivo, propôs-se a abordagem dos malefícios do açúcar e a procura de alternativas saudáveis. Neste sentido, algumas turmas recolheram receitas de bolachinhas saudáveis junto dos pais/encarregados de educação, tendo-se optado por uma das receitas que foi confecionada por todas as crianças. Foi dada a possibilidade de provar e de partilhar com os pais. Por outro lado, foi elaborado um folheto informativo, com frases chave sobre os malefícios do açúcar e com a receita das bolachinhas confecionadas.

Todas as turmas visualizaram o videoclip disponibilizado pela Câmara Municipal com o Hino da Alimentação que foi filmado na nossa escola aquando da entrega dos prémios do concurso “Individual Saudável e Sustentável”.

Foi bom recordar aquele dia…

 

 

 

 

Dia Europeu do Desporto Escolar na EB1/JI da Guarda

 

A EB1/JI da Guarda, no dia 28 de setembro comemorou o Dia Europeu do Desporto Escolar, numa perspetiva de sensibilização das crianças para a prática desportiva e sua importância para o seu desenvolvimento físico e mental.

 

Foram dinamizados diferentes jogos, adaptados às diferentes faixas etárias, nomeadamente corridas de estafetas, percursos com obstáculos, exercícios com bolas. Para assinalar esse dia, as crianças dos diferentes grupos, pré-escolar e 1º ciclo, construíram um crachá decorado a seu gosto. Da parte da tarde uma encarregada de educação dinamizou uma aula de Zumba.

 

 

 

 

O Halloween na EB1/JI da Guarda

 

O Halloween foi celebrado na EB1/JI da Guarda com uma exposição de abóboras decoradas por alunos do Pré-escolar, 1.º Ciclo e respetivos pais. A participação superou as expetativas, estando todos de parabéns pela dedicação, empenho e criatividade demonstrada.

A maioria dos alunos optou por vir para a escola trajado de acordo com a tradição de Halloween, criando um ambiente de festa.

Os alunos do 3.º e 4.º ano apresentaram a canção “Halloween Rules”, tendo proporcionado um momento de convívio, diversão e partilha. A iluminação das Jack O’ Lanters, no recinto exterior da escola proporcionou a partilha da festividade com toda a comunidade.

 

 

 

 

Dia de são Martinho- EB1/JI do Lidador

 

Para comemorar o dia de S. Martinho, no dia 9 de novembro, a EB1/JI do Lidador realizou o habitual magusto no coberto e a “Feira dos Sabores” no polivalente da escola!

Desenvolvolveram-se estas atividades com momentos festivos com canções alusivas ao tema, mas também devidamente enquadrada no PAA e concretizada em articulação entre ciclos proporcionando momentos de equipa e convívio. Este tradicional Magusto constituiu uma atividade gratificante e formativa para todos os alunos.

Apesar do tempo chuvoso realizamos o magusto no espaço exterior da escola.

 

Os alunos, os docentes e não docentes reuniram-se no coberto da escola onde partilharam um momento de convívio e de alegria. Comeram-se castanhas assadas e bebeu-se groselha. Estas atividades realizaram-se, cumprindo a tradição, como forma de manter e transmitir os costumes e tradições às nossas crianças.

Agradecemos a generosidade e empenho da Associação de Pais que contribuiu com a oferta de castanhas para todos os alunos e proporcionou momentos de muita música e animação!

 

 

 

13 de novembro, EB do Lidador

Prof. Otilia Pereira

 

 

 

 

Dia das Bandeiras Verdes em Pombal

 

Esta saída deu-se no dia 4 de outubro pelas 9:30 h tendo durado o dia todo e em ótimas condições.

Este ano foi hasteada a bandeira Eco- Escolas em sinal das boas práticas ambientais promovidas na nossa escola ao longo do ano letivo 2017/2018 em prol da educação para a cidadania. Estamos todos de parabéns e decididos a continuar!

Este reconhecimento (atribuído a nível mundial) é simultaneamente um prémio e uma responsabilidade pois hastear a bandeira Eco- Escolas, é informar a comunidade sobre a prioridade que a escola dá à educação ambiental para a SUSTENTABILIDADE , na formação integral dos alunos.

 

Até para o ano…

 

 

 

 

Registos de sismos são efetuados na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

 

No passado mês de setembro foi instalado um sismómetro na EBS Dr. Vieira de Carvalho, no âmbito do programa educativo - EduMed Observatory, que vai permitir registar sismos que possam ocorrer no Mundo.

A EBS DR. Vieira de Carvalho foi convidada a participar no EduMed Obs. - programa internacional, promovido pela Unidade de Educação do UMR Géoazur - Universidade Côte d’Azur (França)- em parceria com o Instituto Dom Luiz – Universidade de Lisboa.

Segundo a professora Ana Almeida, professora responsável pela sua implementação, este projeto é já uma mais-valia pois vai permitir desenvolver com os alunos da nossa escola estudos/trabalhos investigativos na área das Geociências, ao serem trabalhados dados, em tempo real, de sismologia, meteorologia, hidrologia e oceanografia, recolhidos por uma rede de cerca de 30 sensores, de 6 países, à volta do Mediterrâneo.

Não há dúvidas que o EduMed Obs. permitirá a elaboração de um projeto de articulação curricular e/ou flexibilização; a integração de uma rede nacional e internacional de escolas que trabalham e divulgam dados sobre Sismologia; a sensibilização da comunidade escolar para o conhecimento e a aplicação de assuntos relacionados com a Sismologia e a educação para o Risco.

Para a implementação deste projeto estarão envolvidos os alunos das turmas E e F do 7º ano de escolaridade, nas disciplinas de Ciências Naturais, Inglês e TIC.

A instalação na escola EBS Dr. Vieira de Carvalho de uma estação sismográfica que inclui um sensor eletromagnético TC1, que regista o movimento vertical do solo já está concluída e já é possível partilhar esses movimentos (sismos), em tempo real, para o exterior, a nível nacional e internacional.

Para acompanhar estes registos basta consultar a hiperligação: http://geoserver.iris.edu/content/maia.

 

Novembro, 2018

A professora responsável

Ana Almeida

 

 

 

Comemoração do dia 5 de outubro de 1910

 

 

 

 

 

 

A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910. Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou o controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos teorizadores do movimento republicano nacional. Iniciava-se um processo que culminou na implantação de um regime republicano, que definitivamente afastou a monarquia.

Comemoramos, mais uma vez, o nascimento da República Portuguesa. Os alunos vestiram-se a rigor…a Portuguesa foi cantada, a bandeira içada e todos ficaram a conhecer as medidas adotadas, na educação, levadas a cabo pelos Republicanos.

 

 

 

 

Halloween na EB1/JI Lidador

 

O Halloween é uma celebração cujas raízes se perdem no tempo e na história. Apesar de inicialmente ter sido uma festividade associada aos países de expressão e cultura Inglesa, hoje é comemorado um pouco por todo o mundo.

Na EB1/JI do Lidador e no âmbito da área curricular de Inglês, o dia 31 de outubro foi comemorado com uma exposição de trabalhos construídos por alunos e pais.

A Associação de Pais juntou-se à celebração organizando uma festa à noite, proporcionando um convívio muito agradável a toda a comunidade escolar.

Os alunos do 3.º e 4.º ano apresentaram a canção “Halloween Rules”, https://youtu.be/r5laq8sBB8E, aos presentes e todos puderam observar a criatividade dos trabalhos expostos.

 

 

 

 

Día de los Muertos

 

Nos últimos dias do mês de outubro os alunos de Espanhol elaboraram um altar e várias decorações alusivas à celebração festiva do Día de los Muertos, contando para tal com a colaboração da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Desde caveiras coloridas, cartazes, velas, flores, esqueletos ornamentados e Catrinas, nada foi esquecido com o intuito de recriar esta tradição mexicana que prima pela cor e pela animação. Além disso, os alunos puderam visualizar o filme Coco, inspirado nesta celebração de origem indígena em honra dos que já partiram. Em 2003, foi atribuída a esta festividade, pela UNESCO, o título de Património Cultural da Humanidade por ser considerada uma das representações mais relevantes do património mexicano e do mundo.

Sónia Ferreira

 

 

 

 

Dia Mundial Alimentação na EB1/JI do Lidador

 

Para comemorarmos o Dia Mundial da Alimentação, foram realizadas diversas atividades em contexto de sala de aula, todas as turmas pintaram alimentos saudáveis (animados) para construir um cartaz coletivo. A sala 2 da educação pré-escolar construiu um relógio com a história da galinha Ruiva. Nessa dia, houve a leitura e/ou audição da história “A menina que não gostava de fruta” debate de ideias, pintura de desenhos, canções, dramatização, diálogo sobre a importância de termos uma alimentação saudável e sensibilização para a fome e desnutrição que ainda existem em muitas partes do mundo.

 

Para assinalar este dia foi pedida a colaboração dos pais no envio de frutas variadas para confecionar saladas de fruta. É de salientar a forte colaboração dos pais na variedade e na quantidade das frutas enviadas. No dia 16 de outubro foram confecionadas saladas de fruta e gelatina com as quais os alunos se deliciaram. Todos participaram nesta atividade de forma empenhada, criativa e enriquecedora.

 

LABSMaia

 

 

Foi com enorme alegria que na qualidade de professoras da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, assistimos à inauguração das instalações do LABSMaia, na Quinta da Gruta.

O LABS é um projeto do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), instituto que integra o consórcio científico i3S, em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a Bial.

É notável que um projeto cujo protocolo assinado há tão pouco tempo, tenha feito caminho e hoje se mostrou em ação, revelando as suas imensas potencialidades. De facto, as parcerias conseguidas anunciam um futuro brilhante e consequente. Cabe agora às escolas e aos alunos merecer a instituição e dar-lhe vida, trazendo a ciência para o quotidiano assumindo atitudes realistas e ativas, implementando competências científicas tão necessárias à construção do conhecimento e ao indivíduo.

Foi um privilégio ouvir o Professor Doutor Sobrinho Simões, com toda a sua sabedoria e de forma simples, aliando o conhecimento científico à observação atenta de pequenas coisas, da forma cativante que só ele consegue, sempre com um brilho nos olhos, explicar a ciência e a importância que ela tem para a humanidade. A seu lado o Chairman da Bial, Luís Portela, sublinhando a importância da ação e da partilha do conhecimento, como fator de disseminação da ciência e do pensamento, criando Inovação que, posta em prática, traga retorno para a sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

Dia Europeu do Desporto Escolar

 

Realizaram-se na nossa Escola várias atividades desportivas para comemorar este dia.

Após uma caminhada de 2018 metros, no interior da escola, toda a comunidade educativa foi convidada a experienciar as modalidades proporcionadas aos alunos, este ano letivo, no âmbito do Desporto Escolar: Atletismo, Badminton, Patinagem e Ténis de Mesa.

O Coordenador: Adelino Macedo Dias